Sabemos que os jovens passam por muitas fases e nem sempre é fácil chegarmos até eles!
Num Mundo onde a oferta é tanta, temos que redobrar as nossas atenções, acompanhá-los mas mais importante que tudo que esclarecê-los!
Os temas desenvolvidos foram da escolha dos nossos alunos por isso espero que gostem , que acompanhem e acima de tudo que nos ajudem a orientar esta "malta do futuro".
Começámos por falar das regras da escola, formas de vestir e de estar...
Lançámos um desafio: Piercings e tatuagens...Arte ou moda??
Organizámos um debate na aula de português ( como forma de praticar o texto argumentativo) e deixamos aqui algumas opiniões do nossos alunos:
Piercings e Tatuagens: Moda ou Arte?
A minha opinião sobre: os piercings e tatuagens
Sendo uma adolescente como as outras, consegui observar coisas que talvez os adultos e os psicólogos não conseguiram notar. A adolescência é uma fase complicada na vida, talvez a fase mais complicada...Os adolescentes sendo jovens entre o "mundo" dos adultos e o "mundo" das crianças, sentem-se perdidos, sem direcção, sem rumo, o que os torna muitas vezes revoltados, rebeldes e demonstram a sua insegurança de muitas maneiras.
Os jovens para além de verem os piercings e tatuagens como uma forma de revolta, vêm-os também como uma forma de moda.Os adolescentes que gostam mais de se expressar através de piercings e tatuagens, são os que ouvem mais o género de música Punk Rock ou Rock da pesada, sendo esses os que têm mais problemas tanto em casa, tendo pais divorciados, alcólicos, tóxico-dependentes...como na escola, sendo vitimas de bullying ou sendo indisciplinados pois não têm ninguém na vida que os apoie. Não acho mal a expressão através de piercings e tatuagens, mas peço para terem mais atenção a essas pessoas e como boa sociedade tentar fazê-lo perceber que não está sozinho no Mundo e que todos os elementos da sociedade são necessários. Ajudando os adolescentes acompanhando-os por esta fase da sua vida conseguiremos ter bons e brilhantes adultos no futuro.
As tatuagens e piercings podem ser utilizados para "embelezar" o corpo ou mesmo para representar sentimentos. Muitas pessoas fazem uma tatuagem como forma de homenagear alguma pessoa,e outras fazem por diversão. Há pessoas que exageram e por isso correm o risco de serem descriminadas porque a sociedade ainda não está habituada a ver alguem tão diferente. Algumas gangues fazem tatuagens para simbolizar a união das quadrilhas. A minha conclusão é que as tatuagens e piercings são muito fixes, mas sem exageros.
Daniel Quintas 8º ano nº 4
Eu não tenho nada contra pessoas que usam tatuagens ou piercings. Até acho que o uso moderado pode ficar bonito. Mas algumas pessoas exageram!
Acredito que seja uma forma de mostrar que são diferentes e de se afirmarem.
A minha posição é que devemos sempre respeitar as diferenças e ajudar aqueles que se sentem excluidos!
Jonathan Wood 8º ano, nº 3
Creio que podemos fazer muitas outras coisas sem que isso represente perigo para a nossa saúde!
BRUNO MIGUEL O. CARDOSO 8º ano nº2
A adolescência
5º Ano - Tema: Sou como sou...e gosto!
Nós escolhemos este tema porque achamos interessante passar esta mensagens a todos os jovens! Somos todos muito diferentes( uns baixos , outros altos , magros ,gordos...)mas cada um é importante e especial à sua maneira!
Por vezes, acabamos por cometer erros graves contra a nossa saude, apenas porque queremos ser parecidos com alguem...
Os perigos da noite.
Os jovens procuram as discotecas como forma de diversão (pela musica, dança, e convívio). O que muitos não reparam é nos perigos que a noite esconde. Todos estes divertimentos escondem perigos que devem ser reflectidos de forma a agir com consciência.
Os perigos podem espreitar numa simples ida à discoteca…
Muitas vezes os jovens, neste tipo de ambiente, acabam por se sentir tentados a experimentar coisas novas, quer por curiosidade, quer por influência de amigos (para parecer “fixe”).
Exploram um mundo que acaba por não ter regresso!
Bebem desmesuradamente, shots seguidos, num pequeno intervalo de tempo, e o resultado pode se tornar catastrófico…acabando no hospital.
Outros preferem a droga como forma de divertimento…Vêem o seu comportamento alterado, tornam-se agressivos e rebeldes.
Estas irresponsabilidades, acabam por prejudicar eles e os outros!
Grande parte dos acidentes de viação, São provocados por pessoas que se encontram alcoolizadas ou sobre o efeito de drogas.
Este trabalho tem como principal objectivo, a consciencialização desta nova geração!
É preciso fazer mais …É preciso fazer melhor…
Com tudo isso acabam por apanhar overdose e morrer. . .
Os perigos do álcool:
È na adolescência que a maioria das pessoas começam a beber. Como o grupo é muito importante para os adolescentes, pode construir um factor de novas experiências de consumo, havendo a pressão para que todos se comportem da mesma maneira.
Quando consumimos o álcool frequentemente, podemos ter problemas de saúde como:
-no aparelho digestivo: síndrome (rasgadura entre o esófago e o estômago que é causada pelo esforço do vómito);
-cardiovasculares (está relacionado com o coração e os vasos sanguíneos);
-e até neurológicas (tem haver com o sistema nervoso).
Droga:
É toda e qualquer substancia natural ou sintética que introduzido no organismo modifica suas funções.
As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, animais e alguns minerais.
Ela pode ser absorvida de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injecção intravenosa.
As drogas estão classificadas em 3 categorias: os estimulantes, os depressores e as perturbadoras de actividades mentais:
-depressivas: diminuem a actividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro.
Exemplo: álcool, maconha, heroína e inalantes em geral.
- Perturbadoras: são substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeitos alucináveis não alteram as velocidades estímulos cerebrais, mas causam perturbações na mente do usuário.
Exemplo: LSD, DMA ou ecstasy.
-estimulantes: produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumenta a percepção ficando os demais sentidos activos.
Exemplo: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates).
Drogas com efeitos mistos
Malefícios do tabaco
O tabaco é proveniente de uma planta chamada Nicotina Tabacum. Nele encontramos, para além da nicotina, um número muito grande de outras substâncias tóxicas como, por exemplo: a terebintina, o formol, a amónia, a naftalina, entre outras.
Habitualmente, o tabaco serve para ser fumado através do cigarro, do charuto ou cachimbo. No entanto, há quem prefira cheirá-lo (nesse caso usa rapé) ou então mascá-lo (é o chamado tabaco de mascar). O cigarro é o mais consumido, tanto pelos homens como pelas mulheres, e o seu uso pode acontecer em qualquer época da vida, provocando habituação. Os fumadores acabam por ficar viciados de tal forma que, mais tarde, quando querem largar o tabaco, têm imensa dificuldade, recorrendo então à ajuda de médicos e farmacêuticos.
Infelizmente, em Portugal, o primeiro contacto com o cigarro acontece muito cedo, por volta dos 12-14 anos, sobretudo entre os estudantes do sexo masculino.
Os fumadores podem apanhar doenças graves, tais como a pneumonia e o cancro (do pulmão, da laringe, da faringe, esófago, boca, estômago, entre outros). Sabe-se também que, quanto mais cedo se iniciam neste vício, mais dificuldade têm em libertar-se dele.
Durante a gravidez, se a mãe fumar, o feto também “fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através do cordão umbilical. A nicotina provoca o aumento do batimento cardíaco no feto e várias alterações de origem nervosa, para além de fazer diminuir o seu peso. Entre outras complicações que surgem durante a gravidez, o risco de aborto é maior nas mães que fumam.
Durante a amamentação, as substâncias tóxicas do cigarro são transmitidas também para o bebé através do leite materno.
Os fumadores não são os únicos expostos ao fumo do cigarro, as pessoas que não fumam também são atacadas por ele; basta estar ao pé de um fumador para se ser também prejudicado.
Actualmente, sabe-se ainda que o tabaco retira a concentração e o raciocínio.
Por tudo isto ou seja, pela tua saúde, NÃO FUMES!