Acerca de mim

Beira, Sofala, Mozambique
Olá! Nós somos os alunos do 9º Ano, do Colégio Académico da Beira em Moçambique. Estamos aqui para promover a nossa escola ... com arte! Este tema foi-nos entregue pela professora da disciplina de Área de Projecto. Com este trabalho pretendemos criar uma pequena linha de tempo sobre arte e falar de tudo aquilo que estamos a aprender. É um projecto feito em parceria com as outras disciplinas e com os alunos do 5º, 6º e 8º ano. O objectivo final será fazer da nossa escola um museu e criar uma exposição onde a arte terá um papel protagonista. Contamos com a vossa visita e opiniões. Um bem haja a todos. Tiago,Paula e Sharon.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010









A  arte  Rupestre




Antigamente havia um povo que não sabiam falar e por isso não se podiam comunicar.Para resolver este problema, começaram a desenhar para transmitir mensagens... O homem primitivo desenhava em grutas escuras e longas e retratava a caça da forma mais real possivel:bois, vacas, cavalos e até mesmo os rituais de dança por eles praticados.
Os desenhos eram feitos com areia, pedras e ossos de animais. Alguns eram feitos com sangue, Argila, saliva e excrementos de morcegos.        



A  arte  Egipcia


  Foi há 7.000 anos atrás, no antigo Egipto, no rio Nilo, que surgiram as primeiras civilizações egípcias. Eram civilizações muito ricas nas suas realizações culturais.
 A sua arte representa, exalta e homenageia constantemente o Faraó e as diversas divindades da mitologia Egípcia.
 Os túmulos são das suas marcas mais representativas. Lá são depositadas as múmias e estátuas.
 Durante um bom tempo a cultura egípcia foi considerada misteriosa, devido às pirâmides, com os seus labirintos internos e a sua infinidade de portas falsas e passagens secretas.
 Os Egípcios criaram uma arte anónima com o domínio das técnicas de execução e não os estilos do artista.
 A decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas. As cores usadas na arte Egípcia eram: o preto que extraiam a partir de carvão, de madeira ou de pirolusita, o branco a partir da cal ou do gesso, o vermelho a partir de ocres, para o amarelo eles recorriam ao óxido de ferro hidratado, o verde a partir da malaquita do Sinai e o azul a partir de azurita.



                      
Fig. 1 Ocres






 

  
Fig. 2 Óxido de ferro

 Fig. 3 Malaquita
 
 


                   
 



















Quanto à hierarquia na pintura, eram representadas as pessoas com maior importância no reino, ou seja, nesta ordem de grandeza:
O rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo.
As figuras femininas eram pintadas em ocre, enquanto as masculinas eram pintadas de vermelho.

Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós.
Desenvolveram três formas de escrita:
Hieróglifos - considerados a escrita sagrada;
Hierática - uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes; e
Demótica - a escrita popular.


Fig. 5 A escrita Egípcia



Alguns desenhos feitos pelos alunos do 5º ano ...







   




A  arte  Grega
Por volta do século VII A.C aconteceram várias migrações de povos gregos para vários pontos do mar mediterrâneo como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura.

A Poesia, a história, as artes plásticas e a arquitectura foram muito importantes na cultura grega.Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os actores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras.
A Antiga Grécia tem muitas formas de arte. Algumas delas são:
 Arquitectura, Escultura, pintura e Arte decorativa.
A arquitectura da Grécia inclui templos e palácios que eram feitos de acrópoles de mármore no topo das montanhas. Os templos eram utilizados na religião mas também como ponte de observação militar. A Arquitectura é dividida em três estilos: o estilo de coríntio caracteriza-se pelo excesso de detalhes. O estilo dórico é um estilo com poucos detalhes, transmite uma sensação de firmeza. O estilo jónico transmite leveza em função dos desenhos apresentados principalmente nas colunas das construções.
A pintura geralmente é de cenas de quotidianas, batalhas, religião, mitologia e outros.
Os Artistas gregos pintavam nos vasos ou em paredes de palácios ou templos. Também pintavam em estátuas e arquitectura.
Na Grécia a escultura transmite uma forte noção de realismo. Retratavam as figuras mitológicas, e as actividades desportivas (Jogos olímpicos).
A cerâmica foi utilizada como material para formar objectos decorativos. A arte da Grécia influenciou a cultura de muitos outros países.   
           


A arte medieval tem um foco religioso baseado no cristianismo e financiado pela igreja. Com a queda do império Romano as técnicas artísticas da Grécia antiga acabaram perdidas. A pintura medieval passa ser predominantemente bidimensional. As personagens retratados eram pinturas maiores ou menores de acordo com a sua importância.
Os artistas medievais não estavam primariamente preocupados com o realismo. A intenção de passar uma mensagem religiosa pedia imagens claras e didácticas em vez de figuras desenhadas com precisão fotográfica.
Havia várias fazes e tipos de arte. A arte pré – românica inclui a arte islâmica e a arte do povo germânico. A arte românica inclui a arte merovíngia, a arte carolíngia e a arte otoniana. A arte romântica gótica inclui arte romântica, arte gótica e a arte manuelina.
A tapeçaria foi a mais importante forma da arte medieval. Decorre por utilidade de manter o calor interno dos castelos no inverno.




arte Medieval 
A arte medieval tem um foco religioso baseado no cristianismo e financiado pela igreja. Com a queda do império Romano as técnicas artísticas da Grécia antiga acabaram perdidas. A pintura medieval passa ser predominantemente bidimensional. As personagens retratados eram pinturas maiores ou menores de acordo com a sua importância.
Os artistas medievais não estavam primariamente preocupados com o realismo. A intenção de passar uma mensagem religiosa pedia imagens claras e didácticas em vez de figuras desenhadas com precisão fotográfica.
Havia várias fazes e tipos de arte. A arte pré – românica inclui a arte islâmica e a arte do povo germânico. A arte românica inclui a arte merovíngia, a arte carolíngia e a arte otoniana. A arte romântica gótica inclui arte romântica, arte gótica e a arte manuelina.
A tapeçaria foi a mais importante forma da arte medieval. Decorre por utilidade de manter o calor interno dos castelos no inverno.
  






      A  arte  Renascentista
A arte renascentista caracterizava-se em linhas muitos gerais. Com a inspiração nos antigos gregos e romanos e pelo entendimento da arte como uma imitação da natureza. O homem tem um lugar privilegiado e a natureza é bem representada. Por isso foi organizada numa maneira racional e matemática. Na pintura a maior conquista do «naturalismo organizado» foi a recuperação da perspectiva, representando a paisagem arquitectura e o ser humano através relações essencialmente geométricas.
A pintura mostra uma nova maneira de representar a natureza por domínio sobre a técnica pictórica e a perspectiva. A técnica produziu uma ilusão de espaço tridimensional numa superfície plana. Em relação a arte da idade média havia maior dinamismo nas cenas e gestos.
 Os mais famosos pintores renascentistas foram: Leonardo da Vinci que aperfeiçoou a técnica do óleo, e Michael Ângelo.











O Impressionismo
    

      O Impressionismo é um movimento artístico que surgiu na pintura europeia no século XIX.
Os artistas impressionistas não mais preocupavam com o retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesmo. O principal elemento da pintura é a luz e o movimento, utilizando pinceladas soltas.Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Claude Monet foi um dos maiores artistas dos impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos seus quadros: Impressão – Nascer do sol.
As principais características da pintura são as seguintes. A pintura registava as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz solar num determinado momento. As figuras não tinham contornos claros. As sombras eram luminosas e coloridas e não escuras ou pretas. Os contrastes da luz e da sombra eram obtidos das cores complementares por exemplo um amarelo próximo a uma violeta. Não se misturava a tinta na paleta do pintor. As cores eram puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas.                         



    

O romantismo
A arte do Romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800. Representa a mudança  no plano individual destacando a personalidade, sensibilidade e valores interiores.
A arte Romântica, elevou os sentimentos acima do pensamento e reforçou o idealismo. Valorizou a Pátria, a morte heróica, na guerra,  e suicídio por amor. As pinturas retratavam dramas amorosos e lendas heróicas medievais. É dado maior ênfase à cor. A paisagem passou a desempenhar um papel principal e as ideias do individualismo favoreceram ao nascimento da liberdade de escolha. Muitos pintores Românticos foram grandes viajantes e buscaram a sua inspiração em países exóticos.
Eugène Delacroix é considerado um pintor Romântico por excelência .A sua tela “A liberdade guiando o povo” é provavelmente a obra romântica mais conhecida.
          


   O Realismo
O  realismo é um movimento que surgiu em Europa na segunda metade do séc XIX. Entre 1850 e 1880 predominou na França e estendeu - se  pela Europa e outros continentes.
Tem como característica a representação detalhada da natureza e da vida contemporânea, a vida, os problemas e costumes da classe  media  e baixa.
O realismo representa uma reacção ao subjectivo do romantismo. A passagem do romantismo para o realismo corresponde a uma mudança do belo e ideal para o real objectivo.
O realismo expressou – se sobretudo na pintura. O tipo de composição e o uso de cores criaram telas pesadas e tristes.
Algumas características do realismo são: o retrato fiel das personagens, o gosto pelos detalhes, a veracidade e o contemporaneidade.
Os principais pintores foram: Gustave Couberte, Jean François Millet. Couberte foi considerado o criador do realismo social na pintura.
«Não posso pintar um anjo, se nunca vi um» é uma frase atribuída a Gustave Courbet.   




    

O expressionismo
O expressionismo é um movimento cultural surgido na Alemanha no começo do século XX. Foi inventado por individuais que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização. A assim projectavam na obra de arte uma reflexão individual e subjectiva.
Os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva onde predominasse a visão interior do artista.
O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjectivamente a natureza e o ser humano dando prioridade à expressão dos sentimentos mais que a descrição objectiva da realidade. O expressionismo não está interessado na idealização da realidade na sua apreensão pelo sujeito e tem uma temática solidão e miséria. As principais características do expressionismo são: a pesquisa no domínio psicológico as cores resplandecentes e vibrantes fundidas ou separadas, o dinamismo improvisado a pasta grossa, martelada e áspera a técnica violenta e a preferência pelo trágico e sombrio.



O fauvismo
O fauvismo é uma corrente artística do inicio  do século XX que desenvolveu  sobretudo  entre 1905 e 1907. Os princípios deste  movimento artístico são: criar e seguir  os impulsos  do instinto, as sensações  primárias.
A  cor pura deve  ser exaltada. As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações, no mesmo estado  das crianças  e dos selvagens. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos , criando perspectiva e modelando o volume.
Algumas características da pintura são : pinceladas violentas, espontânea  e definitiva  o ausência de ar livre. Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjectiva. A  autonomização  completa do real. O uso exclusivo das cores puras. A pintura  é feita por manchas longas, formando grandes planos.

Cubismo
O cubismo foi um movimento artístico ocorrida na França entre 1907 e 1914. O cubismo trata as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objecto no mesmo plano.
O cubismo originou – se na obra de Cézanne. Para ele a pintura devia tratar as formas da natureza como se fossem cores, esferas e cilindros. Para ele a pintura não podia separar - se da natureza, mas transformava - a.
Depois de Cézanne outros cubistas passaram a representar os objectos com todas as suas partes num mesmo plano. De facto essas atitudes de decompor os objectos não tinham nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
Os pintores cubistas tentaram apresentar os objectos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas e  com o predomínio das linhas rectas.
As principais características do cubismo são: geometrização das formas e volumes, a renuncia à perspectiva, o claro/ escuro perde a sua função , a representação do volume colorido, superfícies planas, a sensação da pintura escultórica e cores austeras.
O cubismo divide – se em duas fases que são: cubismo analítico e cubismo sintético.





O abstraccionismo
O abstraccionismo surgiu em 1910 em Europa num movimento de arte moderna. Foi criado por  Wassily Kandisky.
O abstraccionismo deixou de representar um objecto concreto assim representando um objecto abstracta. Essa arte focava – se nos conceitos, intuições e sentimentos. Assim dando várias formas de interpretar um quadro. O abstraccionismo utiliza as relações formais entre cores, linhas e superfícies, para compor a realidade obra de uma maneira “Não representacional”.
Essa arte não tinha nenhuma relação com a natureza e usava uma linguagem puramente abstracta em que se buscava o ritmo e dinamismo através da cor e das formas. A arte abstraccionista procurava materializar a separação entre o mundo real e uma arte que se pretende autónoma.
O abstraccionismo tem dois tipos, que são: abstraccionismo livre e abstraccionismo geométrico. No abstraccionismo livre as formas e cores são criadas livremente e impulsivamente com o predomínio no sentimento. No abstraccionismo geométrico as formas e cores tem um carácter geométrico, muito, das vezes usando formas básicas e cores primárias.









Futurismo


Futurismo é um movimento artístico e literário que surgiu em 20 de Fevereiro de 1904 com a  publicação do Maneferto  Futurista, pelo poeta italiano Flippo Marinetta.
Os autores do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, as obras baseavam – se na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos. Eles exaltavam a guerra e a violência. Os artistas futuristas tiveram uma séria de problemas de  representar a velocidade  em objectos parados, então resolveram representar os homens e os animais com múltiplos  membros dispostos radialmente e em movimento triangular.
A pintura tem origem na arte cubista e abstracta. Os pintores utilizavam cores vivas e contrastes e a sobreposição  das imagens para dar a ideia de dinâmica.       
As principais características são: a desvalorização da tradição e do moralismo, o valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, propaganda com principal forma de comunicação, o uso de onomatopeia e poesia como uso de frases fragmentadas para passar a ideia da velocidade. 






Surrealismo

O surrealismo surgiu na França na década de 1902 e foi fundado pelo poeta André Breton. No princípio tinha apenas expressões literárias e caminhava ao lado do dadaísmo. Este movimento foi influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud que mostravam a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
O surrealismo é ligado a uma filosofia de pensamento e acção, em que a liberdade era grandemente valorizada. Ele destacou – se na arte, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que preocupavam expressar o inconsciente dos artistas. Esse movimento artístico surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico.
O surrealismo é considerado um movimento mais forte e controverso do período entre guerra, tendo - se espalhado pelo mundo inteiro e influenciado várias gerações.
Os artistas do surrealismo deixaram o mundo real e penetravam no irreal. A fantasia os estados de tristeza e a melancolia deram uma grande atracção sobre o surrealismo.
As principais características da pintura são: pinturas com elementos surreais, formas baseadas na fantasia, busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão imaginária, uma impressão espacial possuindo ilusões ópticas, a dissociação entre imagens e legendas, conjugada para construção de cenas de sonho ou de ironia.
    
  

 As novas artes plásticas
     
As novas artes plásticas são: design, fotografia e banda desenhada. Design é a configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefacto. É uma actividade técnica e criativa, normalmente orientado por uma intenção, objectivo ou para solução de uma problema. Design é também uma  profissão. Os designers normalmente especializam num determinado tipo de coisa. As especializações mais comuns são: design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.
O design gráfico é como uma forma de comunicar um conceito, uma ideia através de técnicas e formas. Também podemos considera-lo como o meio de estrutura. Dá forma à comunicação imprensa.
A fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa. A primeira fotografia foi no ano 1826 e é atribuído ao Francês: Joseph Niciphone Niepe. A invenção da fotografia não é obra de um autor mas um processo de adicionar avanços por parte de muitas pessoas. As principais fundamentais da fotografia estabeleceu – se na década e, desde a introdução de filme e fotografia colorida quase não sofreram mudanças.
A banda desenhada foi criada pelo quadrenista Will fisner.  A banda desenhada é uma forma de arte que conjuga textos e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilo. Os elementos da banda desenhada são: prancha, tira, vinhetas e balão.      


4 comentários:

  1. Parabéns, meus queridos alunos e professora!
    Bela iniciativa e continuação de bom trabalho!!
    Bjinhos a todos
    Prof Melita

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, meus queridos alunos e professora!
    Continuação de Bom trabalho.
    Beijinhos com saudades!!!

    ResponderEliminar
  3. Estão todos de Parabéns!!!
    Gostei muito da ideia de criação do blogue e gostei ainda mais de ver os alunos a fazer palestras como forma de corrigir atitudes.
    Continuem com o Excelente Trabalho!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    o meu nome é Stefanie Morais e fui aluna do Colégio Académico da Beira no ano lectivo 1998/1999. Foi um ano maravilhoso que recordo com imensa saudade..
    Hoje,quando encontrei este blog fiquei radiante porque já por várias vezes tentei, sem sucesso, encontrar um site do Colégio Académico da Beira.
    Quero desde ja dar os parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa que me parece interessantíssima;)

    Por favor, se alguém se lembrar de mim que mande mail para stefanie_morais_21@hotmail.com. Sou Portuguesa e o meu irmão (Jorge Morais)também frenquentou o colégio no mesmo ano, eu andava no 5º e ele no 7ºano. Neste momento, estou na faculdade em Portugal.

    ResponderEliminar